A BE tem um papel crucial na formação de um cidadão
consciente e dotado de um pensamento crítico, criativo e reflexivo. Daí a
necessidade constante de o Professor Bibliotecário estimular nos jovens alunos
o hábito de leitura para que estes aumentem os seus conhecimentos e as
capacidades crítica e de pensamento complexo e avançado.
Deve-se começar logo pelos estudantes mais jovens, criando
nestes o gosto pela leitura infanto-juvenil, já que atualmente em Portugal, à
semelhança de outros países europeus, já existe literatura abundante com textos
desafiadores, interessantes e inovadores, que questionam as mentes dos mais
jovens e os levam a filosofar e a desenvolver o exercício da reflexão.
O Professor Bibliotecário deve guiar os jovens alunos leitores, ajudando-os
a selecionarem boa literatura infantil, que ative a inteligência e a criação de
fantasias, que provoque emoções, que seja ao mesmo tempo artística, tanto no
texto como na imagem, e que proporcione verdadeiros deleites de leitura.
Um jovem que se sinta confortável e à vontade nesta aventura,
tem as portas abertas para caminhar pelas estrada infinita do conhecimento e da
sabedoria que os dias de hoje lhe proporcionam.
Referências:
Caldin, C. F. – Reflexões
acerca do papel do professor bibliotecário de
Biblioteca Escolar, http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/431/549
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