quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

As TIC e os bons resultados...

Ao longo das  últimas décadas, tem-se constatado que por si só o uso das TIC não consegue produzir bons resultados nas aprendizagens dos alunos. Só se consegue uma efetiva aquisição e produção de conhecimento real e útil se houver mudanças nas práticas do ensino no contexto escolar e também no exterior da sala de aula.

Existem razões para que o uso das TIC por si só não produzam os resultados ambicionados. Uma delas é a falta de conhecimento e capacidade de utilizar as TIC pela maioria dos professores, devido à falta de recursos e de formação específica nesta área, e muitas vezes falta de interesse, devido  a uma introdução tardia no mundo tecnológico.

A outra razão tem a ver com as aptidões que as TIC requerem por parte dos docentes, exigindo-lhes um trabalho refletivo e alteração das suas práticas de ensino, muitas delas sedimentadas ao longo de uma vida escolar. Os professores deverão então mentalizar-se para alterarem as suas concepções e práticas de aprendizagem, tarefa esta que requer alguma dedicação, persistência e um esforço de reflexão.

 Os efeitos positivos e  desejados surgem quando houver de facto essa dedicação e empenho por parte dos professores, que devem atuar em proximidade com os alunos no desenvolvimento das aprendizagens. Os professores devem promover condições que facilitem e potenciem os processos de ensino dos alunos, através das nova tecnologias. É importante também criar nestes um espírito de autonomia, fazendo-os responsáveis pela sua aprendizagem e construção dos seus conhecimentos.


Referências:
Miranda, Guilhermina Lobato (2007). Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 03, pp. 41‑50.

CANDEIAS, M. I & SILVA, J. A. (2008). A nossa sala de aula já é maior que o planeta Terra!. In Educação, Formação & Tecnologias; vol. 1(1), pp. 142-152. Disponível em http://eft.educom.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário