segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Metodologias de observação de imagens: o método iconológico

Os iconologistas serão porventura aqueles que mais afastados se encontram dos formalistas, já que ao contrário destes, os estudiosos do ícone defendiam a interpretação das obras de arte a partir de um estudo rigoroso e esclarecido do passado histórico e cultural.

Os teóricos deste método de análise, além de investigarem as obras de arte como sendo significativamente importantes nos momentos históricos e culturais da sua produção, tentavam também explicá-las através das outras produções artísticas e intelectuais que iam surgindo na mesma altura.

Erwin Panofsky, especialista em história da arte medieval e do renascimento, compara o que ele julgava ser o significado intrínseco de uma obra, ou grupo de obras, com o que ele pensava ser o significado intrínseco do maior número de outros documentos da civilização e que podem estar ligados historicamente com a obra ou grupo de obras em estudo.

Para o fazer, eram estudados documentos das mais variadas áreas da sociedade, desde da política, literatura, religião, filosofia, referentes quer ao país, quer à época em que ocorriam.

Há nesta metodologia dos iconologistas uma abordagem semelhante com a teoria social da arte de Hauser, já que Panofsky também estudava as obras de arte dentro de um contexto social e de um ambiente cultural. E fazia-o, dando uma especial atenção aos atributos específicos dos temas das obras antigas, nomeadamente, da Idade Média e do Renascimento. De acordo com o próprio Panofsky “a iconologia investiga a gênese e o significado das imagens figurativas, a interação entre os diversos tipos; a influência das ideias filosóficas, teológicas e políticas; os propósitos e inclinações dos artistas e patronos; a correlação entre os conceitos inteligíveis e a forma visível que assume em cada caso específico”.

Referências bibliográficas: 
Panofsky, Erwin. (1989). Significado nas Artes Visuais. Lisboa: Editorial Presença.

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